As maiores estratégias da Black Friday 2023 para instituições de ensino

Uma das datas mais aguardadas pelos vendedores e consumidores brasileiros está chegando e você já conhece as estratégias que vão render muitas matrículas na Black Friday de 2023? Confira todos os gatilhos que mais terão efeitos durante essa data e garanta um aumento significativo no seu número de matrículas! 

A data que mais renderá matrículas aos gestores de ensino depois dos períodos de matrículas tradicionais é a Black Friday, momento em que muitas pessoas param de procrastinar e tomam a decisão de compra impulsionadas por descontos e pelo apelo social de compra desta data. 

Esta é a oportunidade que você tem de garantir um aumento no seu número de alunos antes do período de matrículas de 2024, e para isso, serão necessários gatilhos de marketing e vendas específicos para capturar a atenção dos candidatos, despertar seu interesse na matrícula e construir um relacionamento de confiança que levará à fidelização deles como alunos e na indicação da sua instituição de ensino por parte deles outras pessoas.

Nesta matéria, você conhecerá os melhores gatilhos para a Black Friday de 2023 em primeira mão e poderá aplicá-los de forma direcionado durante a data, ultrapassando seus concorrentes e suas próprias metas de matrículas.   

Crie conteúdo direcionado

O segredo para uma estratégia de conteúdo dar certo na Black Friday é não entregar o ouro logo nos primeiros conteúdos, mas despertar um senso de mistério nas pessoas para que se interessem em saber as novidades mais perto do dia. 

Fuja do óbvio e ouse com vídeos promocionais, anúncios pagos e conteúdos que conversem com seu público de forma diferente. Busque mostrar que, embora a linha de comunicação siga a mesma, haverá novidades por conta da Black Friday. 

Mantenha a essência, mas torne os conteúdos únicos para essa data em específico, visando chamar a atenção do público de forma mais significativa. 

Gatilho de Impulsividade

Durante a Black Friday, as pessoas estão mais abertas e dispostas a comprar, embora estejam também mais desconfiadas de promoções muito apelativas e preços extremamente baixos. 

Uma ótima estratégia para levar as pessoas a se matricularem durante a Black Friday é através do Gatilho de Impulsividade, que visa usar a limitação de tempo para apressar a decisão de compra das pessoas. 

De acordo com um estudo realizado pelo portal de educação financeira em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Meu Bolso Feliz, mais da metade dos brasileiros (53%) admite já ter feito pelo menos uma compra por impulso. O principal fator que influenciou na decisão de compra dessas pessoas foi as promoções.

O Gatilho de Impulsividade pode parecer controverso porque muitos gestores de ensino podem achar que quando uma pessoa compra por impulso, ela logo cancela a matrícula porque se deu conta de que assumiu uma responsabilidade a mais. 

No entanto, como já há um apelo maior voltado às compras na data do Black Friday, as pessoas compram acreditando que uma oportunidade de se matricular sob aqueles descontos e vantagens não surgirá novamente, por isso acabam se matriculando de qualquer forma.

Limitação de tempo

O tempo que você disponibiliza para manter uma promoção de Black Friday também faz diferença, afinal de contas, mais de 40% dos consumidores compram menos quando têm mais tempo para refletir se precisam de um produto ou não. 

Aplicando a lógica de que quanto mais limitado for o tempo de compra, mais limitado será também o poder da decisão, você tira do candidato o tempo de pensar nas objeções e nos concorrentes, fazendo-o efetuar a compra por medo de perder aquela chance única que você está proporcionando. 

A limitação de tempo e o Gatilho de Impulsividade trabalham em conjunto durante a Black Friday para ativar instintos do ser humano associados ao medo de perder uma oportunidade exclusiva, ao impulso de aproveitar algo antes que acabe. 

Gatilho de Segurança

Sempre haverá no seu caminho candidatos que não acreditam em descontos, especialmente durante a Black Friday. Para conseguir convencer até mesmo esses candidatos a se matricularem, um gatilho para aplicar com eles é o Gatilho de Segurança. 

Se o cliente se sentir seguro comprando de você, ele indicará sua instituição de ensino para mais pessoas porque tem um laço de confiança Aluno X Instituição que une vocês. 

Mas como aplicar na prática o Gatilho de Segurança?

Primeiramente, esse gatilho está alinhado tanto à segurança do vendedor, quanto à sensação de segurança que o próprio produto causa no candidato. 

Ou seja, não basta seu produto ser bom: seu vendedor precisa passar segurança através de uma abordagem de vendas confiante e individualizada. 

Se o seu possível cliente se sentir seguro à medida em que o atende com confiança, a percepção dele sobre sua solução ser boa aumentará consideravelmente. 

Gostou do conteúdo? Temos um ebook exclusivo sobre a Black Friday das Metas de Matrículas para você baixar gratuitamente no botão abaixo e garantir que sua instituição de ensino se destacará da concorrência na Black Friday 2023: 

Você quer começar 2024 com todas as suas metas de matrículas batidas? Então chegou a hora de conhecer a agência de Marketing Educacional que já matriculou mais de 200 mil alunos para os maiores players da educação no Brasil, a INSPIRE+ Marketing Digital. 

Há mais de 5 anos potencializando os resultados digitais de instituições de ensino no Brasil, no Canadá, nos Estados Unidos e na Angola, a INSPIRE+ é a agência por trás das metas de matrículas batidas de instituições de ensino que se destacam no digital através do marketing. 

Se você gostaria de ver sua instituição de ensino captando e convertendo mais alunos em 2024, precisa conhecer nossos planos e soluções em Inbound Marketing, E-mail Marketing, Social Media, Tráfego Pago e muitas outras estratégias validadas no digital. 

Para saber mais sobre como podemos te ajudar, agende uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas e transforme o seu negócio educacional em uma verdadeira máquina de matrículas: 

Publicações Recomendadas

Planejamento Estratégico na Gestão de Ensino 

Na matéria de hoje, vamos falar sobre a linha tênue que separa uma instituição educacional excelente de uma mediana: o planejamento estratégico. Clique e aproveite o conteúdo!

Combatendo a evasão escolar de forma estratégica

A evasão escolar é um dos principais problemas da educação brasileira – e um dos menos abordados pelo setor educacional. Na matéria de hoje, vamos te ensinar a mapear a evasão e combatê-la com ações estratégicas!

plugins premium WordPress

E-BOOK GRATUITO

ESTOURE SUAS METAS DE MATRÍCULAS NA BLACK FRIDAY COM OS GATILHOS CERTOS

Abaixo, insira seus dados para liberar o acesso ao e-book:

Ao enviar o formulário, você concorda em fornecer seus dados para receber conteúdos e ofertas por e-mail ou outros meios.