Black Friday X Black Fraude das instituições de ensino

Você gostaria de saber se a estratégia da Black Friday da sua instituição vai trazer os resultados que você espera? Então confira a matéria de hoje e fique por dentro de tudo o que você NÃO deve fazer se deseja matricular muito em uma das datas comerciais mais importantes de 2023.

A verdade é que muitas pessoas passaram a desacreditar da Black Friday no Brasil e a razão disso é porque as ações adotadas por muitos vendedores acabaram “queimando o filme” dessa data tão importante para as vendas, transformando o que era uma grande oportunidade de vender mais em uma fraude. 

E se muitos gestores já não sabem mais a diferença entre uma estratégia Black Friday e uma estratégia Black Fraude, como saber se você não é um deles? 

Na matéria de hoje, você vai descobrir alguns dos maiores erros das instituições de ensino ao colocar em prática uma estratégia de matrículas para a Black Friday e ficará por dentro de tudo o que os gestores mais negligenciam em suas estratégias. 

Você conseguirá não somente focar no que já foi validado, como também não cairá nas armadilhas mais comuns que podem comprometer seu faturamento e suas oportunidades de negócio. Vamos lá? 

Fazer campanhas generalistas

O maior erro em uma Black Friday é apostar em uma campanha de marketing generalista – que faz todos se sentirem atraídos pela oferta, mas que não é boa o bastante para matricular ninguém.  

Uma campanha generalista vai tentar conversar com diversos públicos e, bem no fim das contas, não vai gerar identificação com nenhum deles porque não apresenta direcionamento.

Para dar um exemplo prático, pense na comunicação que você utilizaria em um anúncio para um ex-aluno e em um anúncio para um possível aluno. 

O ex-aluno te conhece e já comprou de você, ou seja, é mais fácil chegar até ele. O possível aluno, por outro lado, talvez tenha ouvido falar de você, mas nunca comprou contigo, logo, o caminho é mais longo para construir confiança. 

Se você não souber separar esses dois públicos – os ex-alunos que você pode atrair com ofertas específicas e os possíveis alunos que você pode atrair com outras ofertas – vai produzir uma estratégia fadada ao fracasso.  

É importante fazer conteúdos e anúncios que abordam características de cada um dos seus públicos, visando através de uma comunicação direcionada, conectar-se com essas pessoas e vender para elas. 

Negligenciar o durante

Uma estratégia Black Friday estabelece que é importante fazer o aquecimento do público antes da data oficial, mas é necessário manter esse aquecimento durante o dia.

A estratégia Black Fraude, por outro lado, estabelece que utilizar gatilhos de mistério antes da data, visando despertar a curiosidade das pessoas, é o bastante para matricular mais, e que não é necessário utilizar gatilhos de escassez e urgência durante a data oficial. 

Muitos gestores já caíram nessa armadilha e comprometeram os esforços de dias por não terem consistência em suas estratégias. 

Uma estratégia de Black Friday é idêntica a uma panela que está com água quente em fogo baixo: se você desligar o fogo, em pouco tempo a água ficará fria, mas se você manter constância, a água permanece quente o dia inteiro. 

O Durante bem feito – com stories especiais e interação contínua pelas redes sociais – vai garantir que as ações do Antes – com criativos e anúncios – consolide-se e transforme-se em matrículas. 

Abandonar o site

O site jamais deveria ser uma plataforma que é feita uma única vez e depois fica abandonada, sem passar por atualizações e otimizações ao longo do tempo. 

Pelo contrário, levando em consideração que muitas pessoas ainda buscam por informações sobre cursos em sites e realizam suas matrículas de forma online, o site deveria ser uma das plataformas mais bem cuidadas de uma instituição de ensino. 

Quanto mais atualizado, otimizado, intuitivo e organizado for um site, mais chances você tem de colocar em prática uma estratégia para divulgação da Black Friday e ter um aumento considerável do número de matrículas. 

O site da sua instituição pode fazer muita diferença nos seus resultados – de forma positiva, se você souber como aproveitá-lo da melhor maneira ou de forma negativa, se você não fizer alterações e melhorias contínuas. 

A sexta-feira mais aguardada do ano está se aproximando e só depende de você baixar nosso ebook gratuito que será disponibilizado na quinta-feira, dia 16 de novembro, e ficar por dentro das boas práticas para fazer desta Black Friday a melhor da história da sua instituição de ensino. 

Acessando o botão abaixo, você vai diretamente para o nosso Arsenal de Matrículas – uma Central de Conteúdos Gratuitos sobre marketing, vendas e tecnologia, os pilares que fundamentam o melhor método de matrículas do Brasil – e pode baixar diversos materiais exclusivos de forma gratuita. 

Não deixe de conferir os insights do melhor time de marketing educacional do Brasil e aplicar as estratégias validadas que já matricularam mais de 220 mil alunos para os maiores players da educação no Brasil: 

O período de matrículas mais competitivo para as instituições de ensino está se aproximando e se você quer começar 2024 superando todas as suas metas de matrículas, vai precisar do maior time de marketing educacional alavancando o seu negócio no digital. Para conhecer nossas soluções e serviços com um dos nossos especialistas, clique no botão abaixo e agende uma reunião gratuita: 

Publicações Recomendadas

Planejamento Estratégico na Gestão de Ensino 

Na matéria de hoje, vamos falar sobre a linha tênue que separa uma instituição educacional excelente de uma mediana: o planejamento estratégico. Clique e aproveite o conteúdo!

Combatendo a evasão escolar de forma estratégica

A evasão escolar é um dos principais problemas da educação brasileira – e um dos menos abordados pelo setor educacional. Na matéria de hoje, vamos te ensinar a mapear a evasão e combatê-la com ações estratégicas!

plugins premium WordPress

E-BOOK GRATUITO

TUDO O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER NA BLACK FRIDAY DA SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Abaixo, insira seus dados para liberar o acesso ao e-book:

Ao enviar o formulário, você concorda em fornecer seus dados para receber conteúdos e ofertas por e-mail ou outros meios.