O Censo da Educação Superior 2022, divulgado pelo Inep e pelo MEC, mostra que em apenas uma década (2012-2022) o Ensino a Distância (EaD) cresceu 474%.
Apesar de boa parte desse boom ter ocorrido como resultado da pandemia, é inegável que a modalidade de cursos on-line seguirá como uma tendência nos próximos anos. A transformação no modelo educacional já acontece na velocidade e escala necessária para impactar o ensino e a aprendizagem.
Desta forma, mais do que preparar um conteúdo didático e de qualidade, é essencial desenvolver boas estratégias de marketing para cursos online, que sejam capaz de gerar interesse no seu público-alvo e estimular mais pessoas a se inscreverem.
Dados do Google sobre o interesse dos brasileiros no tema da educação mostram um desejo maior sobre diferentes modalidades de cursos, que vão além do sistema formal. No evento Think with Google Education 2022, a empresa apresentou um quadro que ajuda a explicar o que significa dizer que processos educacionais foram acelerados pela pandemia de Covid-19.
A pesquisa, divulgada em abril de 2023, foi realizada pela Pearson em parceria com o Google. Para obter os dados, foram ouvidos 4 mil trabalhadores do Brasil, dos Estados Unidos, da Índia e do Reino Unido, entre agosto e setembro do ano passado, sendo mil de cada país. De acordo com o estudo, mais de 80% optam por cursos virtuais, seja pelos custos menores ou pela logística simples, os cursos pela internet continuam a se proliferar.
Conheça as 5 estratégias de marketing para cursos online e principais formas de se destacar no mercado
Diferencie-se da concorrência
Uma das estratégias de marketing para cursos online é a forma como você se mostra diferente dos seus concorrentes para o público alvo. Faça uma pesquisa de mercado e analise os cursos que já estão no mercado e que abordam temas semelhantes com o que você está construindo.
Imagem e áudio devem ter alto padrão de qualidade para garantir a imagem de profissionalismo e adesão ao curso; crie uma identidade visual moderna que transmita profissionalismo e dialogue com seu tema e público.
Hoje em dia muitas pessoas aproveitam momentos como a volta para casa no ônibus para assistir a vídeos informacionais, por isso, destaque a vantagem do seu curso ao garantir que ele seja acessível nesses momentos, permitindo que o público assista às aulas diretamente em seus celulares. Isso oferece uma flexibilidade ao se alinhar no estilo de vida contemporâneo, tornando o aprendizado mais conveniente e adaptado às necessidades dos usuários.
Construa sua relevância na web
Uma pessoa contrata o seu curso por achar que você é uma referência na área e pode transmitir algum conhecimento que vá agregar na vida profissional ou pessoal dela. Então, antes de simplesmente lançar seu curso na internet, o primeiro passo é desenvolver um marketing de conteúdo consistente, que mostre o seu conhecimento no assunto, tornando você uma autoridade para o público.
- YouTube: invista em miniaulas através de shorts e conteúdos mais longos e aprofundados, que mostrem seu conhecimento e instiguem o público-alvo a querer mais.
- Streamings de áudio: Outra forma de trazer conteúdos mais elaborados é criar seu próprio podcast. Um estudo da Statista em parceria com o Ibope mostra que o Brasil é o terceiro maior consumidor de podcasts do mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes.
- Blog: Os blogs, desenvolvidos de acordo com as melhores práticas de SEO, fazem com que você apareça com maior destaque nas buscas do Google, quando alguém procurar por algum assunto que você possa ensinar.
- Instagram (feed): Crie carrosséis e reels informativos, trazendo dicas rápidas sobre assuntos bem específicos da sua área, por exemplo: como falar determinada palavra em Inglês. Você pode, inclusive, publicar cortes dos seus vídeos do YouTube no reels.
- Facebook: Além de vídeos e posts com dicas rápidas, coloque links para os artigos do seu blog.
- TikTok: Nesta rede, foque em vídeos informativos curtos, leves e com uma dose de bom humor, de preferência aproveitando trends do momento e com músicas de fundo que estejam bombando na plataforma.
Fique atento ao remarketing
Existem muitos motivos que levam seu aluno em potencial desistir da compra, portanto é necessário entendê-los.
Uma forma de abordar é mandando um e-mail logo após a desistência. Busque entender os motivos que o levaram a não realizar a compra, incentive-o com ofertas para que ele volte a fechar negócio.
É possível, também, fazer remarketing com o Google AdWords, criando anúncios para quem já entrou em contato com seu curso, mas desistiu.
Faça um minicurso gratuito
Pegue, em linhas gerais, um assunto abordado em seu curso online e crie um minicurso gratuito. Assim, você demonstra o que seus alunos em potencial aprenderão. Ao final, convide-os a comprar seu curso, mostrando as vantagens que ele trará.
Se seus alunos em potencial tiverem acesso a este tipo de curso, eles poderão saber se é exatamente o que procuram e terão mais segurança em comprar seu curso.
Utilize o gatilho da urgência
Muitas pessoas costumam procrastinar ou se perder entre os diversos estímulos oferecidos pela internet, sempre “deixando para depois”. Para evitar esse tipo de problema, utilize os gatilhos da urgência e aversão à perda durante o lançamento do curso.
Por exemplo:
- Dê um desconto apenas para os primeiros X alunos que se inscreverem,
- Lance o curso com X% de desconto apenas nos 4 primeiros dias,
- Limite as vagas das primeiras turmas.
Isso fará com que o lead tenha mais “pressa” para realizar a ação, por medo de perder a oportunidade ou ficar de fora.
Conclusão
Ao atribuir essas 5 estratégias de marketing para cursos online, você estará bem posicionado para atrair, envolver e converter seu público-alvo.
Lembre-se de que o marketing é um processo contínuo, e ajustar suas estratégias com base em análises de desempenho é fundamental para o sucesso a longo prazo.
A INSPIRE+ Marketing Digital se tornou a maior e melhor agência de marketing educacional do Brasil, matriculando mais de 200 mil alunos para os maiores players da educação brasileira.
Se você deseja potencializar o número de matrículas de seus cursos online, conheça nossos planos de marketing e transforme o seu negócio educacional em uma máquina de matrículas.