Algoritmo não é um bicho de sete cabeças
O algoritmo é temido por muitas pessoas que querem crescer no digital, mas é importante entender o que ele é e como ele funciona para usá-lo ao seu favor na hora de criar conteúdo e anunciar sua instituição de ensino.
Se você sabe como o algoritmo funciona, já tem meio caminho andado rumo ao crescimento no digital e está na frente da concorrência, que muitas vezes não consegue resultados melhores nas redes porque desconsidera o algoritmo.
O algoritmo é um conjunto de instruções bem definidas que descrevem uma sequência de passos para resolver um problema ou realizar uma tarefa. Ele é inteligente e sabe determinar se seu conteúdo está pedindo por curtidas ou se ele é realmente relevante para o usuário. Dependendo da conclusão a qual ele chegar, seu conteúdo será cada vez mais distribuído ou o contrário. Continue lendo para saber mais.
Vai impactar em que?
O algoritmo pode influenciar no impacto do seu conteúdo e no engajamento ao determinar como e para quem o conteúdo é apresentado, analisando diversos fatores, como relevância, popularidade e interação do usuário.
Seu conteúdo não pode ser do tipo “quero curtidas”, mas ele precisa ser relevante e útil ao usuário, dessa forma ele automaticamente se sentirá “em dívida” contigo e te dará uma curtida ou um comentário porque você ajudou ele através do seu conteúdo.
O algoritmo pode afetar a visibilidade do que você posta e sua capacidade de alcançar e envolver o público-alvo, por isso é importante segmentar seu público, assim seu conteúdo tem mais chances de atingir pessoas interessadas no que você tem a oferecer.
É relevante mesmo?
Um conteúdo “quero curtidas” é aquele que vai gerar grande engajamento, mas que não vai fazer grande diferença na vida do usuário. Postar uma foto do seu cachorro, por exemplo, vai gerar várias curtidas, mas não vai ensinar nada ao usuário nem vai trazer grande impacto ou mudança pra sua vida.
Pensando nisso, os algoritmos usam vários critérios para determinar a relevância do conteúdo, que incluem as preferências do usuário, o histórico de interações, o tempo de permanência em determinado tipo de conteúdo e os feedbacks dele, que podem envolver curtidas, comentários e compartilhamentos.
Analisando esses dados é que o algoritmo classifica e exibe o conteúdo que é mais provável de ser interessante e útil para o usuário.
Como otimizar o conteúdo
Não pense nas curtidas que seu post vai receber. Em vez disso, pense em solucionar algum problema do usuário, em tirar alguma dúvida dele, afinal de contas o algoritmo é muito mais sobre a relevância do seu conteúdo do que ele em si.
Tem gente que posta todos os dias simplesmente pra dizer que postou, porque deseja aumentar o engajamento e quer que o algoritmo distribua esse conteúdo para cada vez mais pessoas. O problema é que a audiência fica saturada e você pode se desgastar ao longo do tempo, afinal de contas não é tão simples produzir conteúdo relevante todos os dias.
O melhor conselho é que é melhor postar algo muito bom de vez em quando do que algo comum todos os dias.
Para entender mais sobre o algoritmo e como ele funciona, baixe o Manual do Algoritmo, um conteúdo gratuito feito para te ajudar a crescer no digital sem ter que cair nas pegadinhas que muitos caem, clicando abaixo:
Com anos de experiência ajudando instituições de ensino a matricularem mais e melhor, a INSPIRE adquiriu a expertise e trabalha com as melhores estratégias para posicionar seus clientes no digital. Se você quer saber mais sobre nossos serviços, fale com a gente clicando no botão: