Podemos afirmar que as tecnologias já desempenham um papel muito importante na educação, sendo aliadas no processo de aprendizagem. Com o conhecimento em constante evolução, as tecnologias auxiliam os alunos a adquiri-lo de maneira mais ágil e fácil.
Por meio da inclusão da era digital na educação, a instituição de ensino (IES) pode capacitar os alunos para enfrentarem os desafios sociais com mais preparo.
A inclusão digital traz diversos benefícios para o sistema educacional, promovendo uma melhor qualidade no ensino e aprendizado.
Dessa forma, buscamos responder à pergunta sobre a importância da inclusão digital na educação, entretanto, observamos nos resultados da nossa pesquisa que destacam que o excesso de informações pode resultar em conhecimentos desorganizados, sendo papel da instituição organizar e sistematizar esses conhecimentos.
A inclusão da era digital na educação e as tecnologias de informação
A inclusão digital representa um fenômeno contemporâneo que busca promover a democratização do acesso à tecnologia e à informação, visa eliminar disparidades digitais, assegurando que todas as pessoas, independentemente de sua localização geográfica ou condição socioeconômica, possam desfrutar dos benefícios oferecidos pela era digital.
Através da inclusão digital, os alunos ganham a oportunidade de desenvolver habilidades digitais, acessar serviços online, expandir seus conhecimentos e participar ativamente da sociedade digital. Isso amplia as oportunidades de educação em uma escala global, atendendo a uma necessidade amplamente reconhecida pela humanidade. Além disso, a inclusão da era digital na educação fortalece a comunicação, o ambiente educacional e o desenvolvimento socioeconômico.
Para Pierre Lévy (1993), as tecnologias precisam ser inseridas no ambiente escolar, já que elas têm papel fundamental no estabelecimento dos referenciais intelectuais e espaço-temporais da sociedade.
Quando as pessoas têm acesso ao conhecimento digital, elas aprendem com as experiências e conhecimentos de outras pessoas e compartilham suas próprias aprendizagens. Isso cria redes de interações e experiências que influenciam o desenvolvimento individual das pessoas.
Assim, concluímos que a relação entre educação e tecnologia contribui para a aprendizagem, tanto dos alunos quanto dos professores, que têm a oportunidade de aprender ensinando e compartilhando conhecimentos.
leia também >>>>> Tecnologia: sua maior aliada para matricular mais
A era digital na educação
O ensino na era digital como sabemos apresenta dificuldade devido ao excesso de informações que podemos encontrar, às vezes nem sempre verídicas.
Portanto, propor estratégias usando as tecnologias de informação como aliadas da educação é um método inteligente para o processo de ensino e aprendizagem.
Para educar na era da informação ou na sociedade do conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática e dos métodos de ensino para poder encontrar caminhos mais adequados e congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo.
Portanto, o uso das tecnologias como ferramenta educacional deve ser embasado em orientações pedagógicas planejadas e fundamentadas em entendimentos que permitam a aplicação da tecnologia.
Na era da informação, em que as tecnologias desempenham um papel fundamental no ensino e na aprendizagem, é recomendado que as instituições educacionais se adaptem e adicionem em seus planos curriculares. A verdadeira inclusão só ocorre quando as possibilidades são cuidadosamente consideradas e a realidade é estudada, permitindo a implementação efetiva da prática educacional.
Com o avanço tecnológico em constante progresso, estamos imersos em uma sociedade em constante mudança, na qual os meios de comunicação social se tornaram extensos, exercendo uma influência crescente sobre comportamentos, atitudes, valores e estilos de vida.
A sociedade está passando por mudanças constantes e, diante da busca por respostas e fontes de conhecimento para acompanhar o ritmo da geração atual, as tecnologias se destacam como instrumentos essenciais para adquirir conhecimento. Elas colaboram para o surgimento de um novo modelo educacional, que inclui sua integração.
Conclusão
Podemos observar que a inclusão digital é de suma importância no contexto educacional. Além de simplificar o acesso ao conhecimento, ela impulsiona o processo de ensino e aprendizagem, encorajando a participação ativa dos alunos.
A participação das tecnologias com a educação cria um ambiente mais dinâmico tanto para professores quanto para alunos, incentivando o prazer na construção e compartilhamento do conhecimento. Portanto, o uso de ferramentas digitais, que já fazem parte do cotidiano dos alunos, auxilia na organização e na construção do saber científico.
Por meio do uso da tecnologia, é possível planejar aulas diversificadas para os alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de aprender de forma inovadora e respeitando suas individualidades. Portanto, a escola, enquanto ambiente de interação, aliada às tecnologias, desempenha um papel fundamental na construção de pontes para o conhecimento, tornando-se um agente de cooperação e transformação social.
É importante reconhecer que as novas tecnologias já abrem novas possibilidades na educação, exigindo uma nova postura por parte das instituições e seu corpo docente.
A inclusão da era digital na educação é um tema de extrema relevância nos dias de hoje, impactando diretamente a forma como aprendemos e ensinamos.
Agora, queremos ouvir a sua opinião!
Como você enxerga a importância da inclusão digital na educação? Você acredita que as tecnologias podem realmente transformar a forma como aprendemos? Compartilhe suas reflexões e experiências nos comentários abaixo. Estamos ansiosos para conhecer as suas perspectivas!
Se restou alguma dúvida e você deseja agendar uma reunião com um dos nossos especialistas , basta clicar no botão abaixo!
Estamos aqui para ajudar você a explorar ao máximo as oportunidades oferecidas pela inclusão digital na educação.