Os Benefícios de Usar a Tecnologia com Responsabilidade na Escola
A tecnologia já é um assunto inevitável na educação. Agora, o desafio é utilizá-la de forma responsável, uma vez que ela tem seus prós e contras, seus benefícios e seus malefícios no ambiente educacional. Nesta matéria, vamos entender como trazer a tecnologia com responsabilidade para as instituições de ensino!
Atualmente, a tecnologia pode ser considerada intrínseca à sociedade. Cada vez mais, vemos as pessoas envolvidas com aparelhos eletrônicos e dependendo deles para realizar suas tarefas cotidianas.
Levando em consideração que 84% da população brasileira com 10 anos ou mais – cerca de 156 milhões de pessoas – está constantemente conectada à internet, segundo pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, já não dá mais para ignorar o fato de que a tecnologia precisa ser um tema abordado com responsabilidade nas instituições de ensino.
Além de ser uma ferramenta capaz de auxiliar todos os envolvidos nos processos e tarefas de uma escola/faculdade, a tecnologia pode otimizar o tempo e os recursos da equipe escolar, ajudar os alunos a encontrarem respostas rapidamente e auxiliar os professores na criação de seus conteúdos.
Nem tudo, porém, são flores. A tecnologia pode diminuir a independência das pessoas para executar tarefas e pode se tornar a vilã em diversos contextos, se utilizada da forma incorreta e sem responsabilidade. Hoje, vamos falar sobre os benefícios de utilizar a tecnologia de forma responsável na educação. Vamos ao conteúdo?
Tecnologia na Gestão Escolar
Não é apenas em sala de aula que podemos envolver a tecnologia – ela deve estar presente principalmente nos processos da equipe escolar. O que isso significa?
Significa que não basta ter aplicativos para os alunos acessarem as aulas do conforto de casa, é importante ter um sistema digital que otimize o tempo da equipe e que permita a constante atualização das informações, sejam dos alunos ou da própria instituição.
Quanto mais manual for o processo de matrículas, por exemplo, menos chances você terá de matricular uma grande quantidade de alunos em pouco tempo. O digital permite que a equipe escolar consiga criar um histórico de ações sem depender de materiais físicos (como papel) ou de espaço, além de possibilitar que as informações independam das permanência de pessoas no time.
Ter um sistema digital e investir em tecnologia não são ações de curto prazo para se fazer porque estão “na moda” – são necessidades que a sua instituição precisa suprir a longo prazo se deseja enfrentar um futuro cada vez mais marcado pela tecnologia.
Uma das melhores formas de trabalhar com a tecnologia de forma responsável na sua instituição de ensino é definindo metas a curto, médio e longo prazo, como evidenciado abaixo:
Curto prazo: repaginar o site da instituição e atualizar as postagens com conteúdos relevantes.
Médio prazo: investir em um sistema digital para atendimento dos alunos e criar um portal totalmente online para a equipe escolar manter um registro de comunicação que pode ser atualizado facilmente e consultado por todos na instituição.
Longo prazo: implementar a utilização do CRM – principal ferramenta de relacionamento com o aluno – e passar a utilizar dashboards para otimizar a tomada de decisões e prever cenários futuros.
Tecnologia para Professores
Em sala de aula, os educadores podem aproveitar de diversas formas os recursos tecnológicos disponíveis de forma gratuita na internet, além de poderem investir na educação continuada por meio do digital.
Uma das ferramentas mais úteis aos professores é a Inteligência Artificial, que está se tornando cada vez mais popular na internet.
As IAs são aliadas inegáveis dos educadores para otimizarem seu tempo, auxiliando em diversos aspectos, como:
- Criação e elaboração de planejamentos de aula;
- Facilidade para encontrar materiais de forma rápida;
- Possibilidade de realizar aulas e conversar com alunos à distância;
Quanto mais contato os professores tiverem com as tecnologias, mais facilidade terão em utilizá-las em suas funções e em falar sobre esse assunto com os alunos, evitando, dessa forma, que os professores fiquem desatualizados perante alunos que convivem diariamente com a tecnologia de várias formas.
Tecnologia para Alunos
Em 2022, o percentual de brasileiros que tinham telefone móvel para uso pessoal mostrou quão presente o celular está se tornando na vida das pessoas. Confira os números abaixo:
- De 10 a 13 anos – 54,8%.
- De 14 a 19 anos – 84,7%.
- De 20 a 24 anos – 93,5%.
- De 25 a 29 anos – 94,8%.
- De 30 a 39 anos – 94,9%.
- De 40 a 49 anos – 93,1%.
- De 50 a 59 anos – 89,6%.
- 60 anos ou mais – 73,7%.
Em todas as faixas etárias analisadas, passa de 50% o percentual de pessoas que fazem uso do celular no Brasil. Esses dados são importantes porque mostram que mais da metade das pessoas estão conectadas na internet constantemente – e isso é importantíssimo quando falamos em educação.
Os benefícios das tecnologias para os alunos são muitos:
- Criação de conteúdos complementares ao estudo (mapas mentais, checklists e infográficos);
- Acesso a materiais sobre os mais diversos temas e nos mais variados formatos (vídeos, e-books, listas de exercícios com correção);
- Comunicação com a equipe escolar de forma rápida.
Se você gostou deste conteúdo, acesse gratuitamente o e-book “Como usar a tecnologia com responsabilidade nas escolas” na quinta-feira, dia 29 de fevereiro.
Enquanto isso, aproveite para conhecer e desfrutar da Central de Conteúdos Gratuitos da INSPIRE, uma central com mais de 30 conteúdos sobre marketing, tecnologia e matrículas feita para todos os gestores de ensino brasileiros que desejam aumentar o faturamento através das matrículas!
CENTRAL DE CONTEÚDOS GRATUITOS
Se você clicou nessa matéria e chegou até aqui, é porque tem dificuldades para lidar com a evasão escolar na sua instituição educacional. A boa notícia é que você não precisa superar os desafios sozinho – você pode contar com a maior equipe de marketing especializada no segmento de educação do Brasil: o Time INSPIRE.
Em menos de cinco anos, já matriculamos mais de 220 mil alunos para os maiores players da educação brasileira e seguimos gerando matrículas e oportunidades de negócio todos os dias para mais de 1.500 gestores de ensino no Brasil todo.
Se você gostaria de ter seu número de matrículas multiplicado pelo maior time de marketing educacional do Brasil, conheça nossos planos em uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas: