Uma instituição de ensino não cresce de maneira sustentável garantindo apenas números expressivos de alunos. Pois, sem uma estratégia de gestão financeira que garanta o controle dos recursos e possibilita investimentos contínuos, manter a qualidade estrutural, pedagógica e um bom planejamento financeiro se torna impossível.
Portanto, independentemente do tamanho da escola, é necessário que o gestor analise, otimize e implemente métodos que possibilitem reduzir problemas como a inadimplência escolar, o desperdício de recursos e descontrole do fluxo de caixa.
Assim, compreendemos a necessidade de adotar métodos para gerenciar as finanças escolares, oferecendo o crescimento da instituição de ensino, então preparamos este post com 5 dicas para garantir um bom planejamento financeiro da sua instituição de ensino, veja a seguir:
5 dicas para garantir um bom planejamento financeiro da sua instituição de ensino
Faça um orçamento realista
Na hora de planejar como será o ano da sua instituição, nada de estabelecer objetivos que você já sabe que não vai cumprir. O ideal é planejar tendo em vista três cenários: o ideal, o contingencial e o emergencial.
O planejamento ideal é aquele em que você deve estabelecer os objetivos para o ano, sem considerar as intempéries que poderão ocorrer. Depois, você deve propor um cenário contingencial, incluindo problemas comuns do setor, com base no histórico da sua instituição.
Por fim, você deve realizar um planejamento emergencial, que deve prever reservas financeiras para o caso de crises mais graves no setor e maior evasão de alunos.
Para fazer o seu orçamento, você também pode contar com a ajuda de um software de gestão, que vai facilitar o acompanhamento dos custos ao longo do ano.
Leia também >>> Captação de alunos: estratégias tradicionais vs. técnicas de marketing
Estabeleça metas para a sua instituição
Ao estabelecer as metas para o ano, você deve ter em mente quais são os seus objetivos. Coloque todas essas metas no papel e calcule os investimentos necessários para cada uma delas. Não se esqueça de que elas devem ser factíveis, mas também desafiadoras.
Gerencie os gastos extras
Por mais que você planeje, muitas despesas extras vão acontecer ao longo do ano: problemas estruturais, compras de última hora, demissão de funcionários.
O ideal é que você inclua, no seu planejamento financeiro, um valor para cobrir essas despesas. Caso não seja possível, registre todos os custos extras que você teve para formar um histórico que será importante na elaboração do próximo orçamento.
Cuide da inadimplência
Em tempos de crise, muitas instituições vêm sofrendo com a inadimplência. O ideal é acompanhar, mês a mês, a evolução de pagamentos de todos os seus alunos. Quando perceber que há um grupo demonstrando problemas, você deve iniciar a negociação com eles o mais rápido possível.
Estratégias como o relacionamento próximo com alunos e família, a comunicação eficiente e alternativas para diversificar as formas de pagamento podem ser adotadas para reduzir esse índice.
Foque na retenção escolar
A estabilidade financeira da escola aumenta quando os alunos continuam matriculados ano após ano. Identifique os motivos que levam os alunos a cancelarem suas matrículas e trabalhe para melhorar esses pontos.
Administrar uma instituição de ensino requer não apenas um compromisso com a excelência acadêmica, mas também uma gestão financeira sólida e estratégica. Seguir essas dicas pode ajudar a garantir que sua instituição prospere mesmo em tempos desafiadores.
Leia também >>> Como aumentar a captação e retenção de alunos com um CRM educacional
Conclusão
Administrar uma instituição de ensino exige mais do que um compromisso com a qualidade pedagógica. É essencial ter uma estratégia de gestão financeira robusta para garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo.
Implementando um orçamento realista, estabelecendo metas claras, gerenciando gastos extras e cuidando da inadimplência, sua instituição pode enfrentar os desafios financeiros com maior segurança.
Manter um controle rigoroso do fluxo de caixa, adotar estratégias para reduzir a inadimplência e focar na retenção escolar são práticas fundamentais para manter a saúde financeira e a reputação da sua escola.
Você sabia que o marketing educacional eficaz atrai novos alunos, mostrando os diferenciais da instituição, como a qualidade do ensino, as instalações, e os resultados acadêmicos?
Estratégias como campanhas de matrícula e eventos de portas abertas ajudam a aumentar a visibilidade e o interesse pela sua instituição.
Além de atrair novos alunos, é fundamental manter os atuais. O marketing educacional trabalha para fortalecer o vínculo entre a instituição e seus alunos, promovendo atividades e melhorias constantes que atendam às necessidades e expectativas da comunidade escolar.
A Inspire Mais, além de oferecer soluções de estratégias de marketing educacional com consultoria especializada e ferramentas avançadas, ajuda a sua instituição a se posicionar no mercado, atrair novos alunos e fortalecer a relação com a comunidade escolar.
Adotar o marketing educacional com o suporte da Inspire Mais é garantir que sua instituição inspire e eduque com excelência.
Para conhecer nossas soluções e serviços com um dos nossos especialistas, clique no botão abaixo e agende uma reunião gratuita: