Combatendo a evasão escolar de forma estratégica

A evasão escolar é um dos principais problemas da educação brasileira – e um dos menos abordados pelo setor educacional.

Na matéria de hoje, vamos te ensinar a mapear a evasão e combatê-la com ações estratégicas! 

Desde sempre, a evasão escolar é um problema para os gestores de ensino e para a rede de educação como um todo. Sempre existe aquele aluno que começa o curso animado e que tranca sem mais nem menos no meio do processo. Hoje, queremos te mostrar que ele não é um caso isolado ou uma exceção – ele é um dos inúmeros brasileiros que abandonam os estudos pelos mais variados motivos. 

Nesta matéria, queremos te ajudar a não somente mapear a evasão no seu negócio educacional, como também a definir as melhores estratégias para diminuir o número de alunos que abandonam os estudos na sua instituição. 

Em outras palavras, nosso objetivo abordando a evasão escolar é te ajudar a ter um plano de ação para cada aluno que trancar a matrícula contigo – você não ficará mais no escuro, criando hipótese para justificar a saída dos alunos.

Você e sua equipe escolar terão mais controle para reduzir a evasão por meio de um plano de ações preventivas e reativas. Vamos lá?

Comece pelos motivos da evasão

É muito comum ocorrer a generalização da evasão escolar, isto é, presumirmos que a maioria dos alunos tranca a matrícula por questões financeiras. 

A realidade é que há diversos fatores que impactam direta e indiretamente na permanência de um aluno, assim como em sua desistência. Sendo assim, é essencial começar o mapeamento da evasão pelo porquê. 

Identificando as razões dos alunos para interromperem a matrícula, você conseguirá notar padrões entre os alunos e tomar medidas de modo a solucionar o problema. 

Por exemplo, se alguns alunos de um mesmo curso trancam a matrícula, é interessante fazer uma pesquisa para entender se tem algo relacionado a uma matéria em específico ou ao professor. Por meio de uma pesquisa de clima e satisfação escolar, você poderá descobrir coisas que não saberia caso não fizesse a pesquisa.

É importante analisar com cuidado o comportamento dos alunos, uma vez que ninguém decide trancar o curso da noite para o dia. A tomada de decisão é influenciada por diversos fatores e leva certo tempo para ocorrer, dessa forma, identificando os motivos, você poderá estabelecer padrões entre os alunos e, dessa forma, agir mais estrategicamente. 

Causas internas e externas

Após mapear as razões que levam seus alunos ao trancamento, é necessário separá-las em internas e externas para saber quais ações priorizar. 

As causas internas são as que envolvem a própria instituição, como dificuldades no relacionamento com o aluno, problemas na infraestrutura física e digital e ausência de professores. 

Em contrapartida, as causas externas se relacionam a questões que não envolvem diretamente a instituição, como questões pessoais dos alunos.

A falta de transporte, os problemas de relacionamento familiar e a situação financeira são bons exemplos de causas externas que influenciam no trancamento dos alunos. 

Ao dividir as causas em internas e externas, você não perderá tanto tempo tentando resolver assuntos relacionados ao externo e focará em corrigir as causas internas para que elas influenciem mais fortemente na decisão do aluno do que as causas externas. 

Ações estratégicas contra a evasão

Após identificar as razões e dividi-las em internas e externas, chegou a hora da equipe escolar agir, afinal de contas, não basta ter consciência acerca do problema – é preciso atuar para que não se agrave e prejudique o relacionamento instituição-aluno. 

Identificando, por exemplo, que um aluno está tendo problemas de relacionamento com os professores, o próximo passo é realizar acompanhamento pedagógico constante visando impedir que ele tranque por algo que poderia ser solucionado pela equipe escolar. 

Algumas das principais ações estratégicas contra a evasão escolar que sua equipe pode realizar com os alunos são: 

  • Tutoria online;
  • Plantões de dúvidas;
  • Pesquisas de clima escolar. 

Nesta matéria, abordamos sobre o mapeamento da evasão escolar e trouxemos as ações estratégicas que sua equipe escolar deve adotar visando diminuir o número de alunos desistentes da sua instituição. 

Para se aprofundar no assunto, acesse o E-book: Os Passos Estratégicos para Combater a Evasão Escolar, nele você terá um conteúdo completo da matéria para acabar com a Evasão Escolar na sua instituição educacional em 2024! 

Se você clicou nessa matéria e chegou até aqui, é porque tem dificuldades para lidar com a evasão escolar na sua instituição educacional. A boa notícia é que você não precisa superar os desafios sozinho – você pode contar com a maior equipe de marketing especializada no segmento de educação do Brasil: o Time INSPIRE. 

Em menos de cinco anos, já matriculamos mais de 220 mil alunos para os maiores players da educação brasileira e seguimos gerando matrículas e oportunidades de negócio todos os dias para mais de 1.500 gestores de ensino no Brasil todo. 

Se você gostaria de ter seu número de matrículas multiplicado pelo maior time de marketing educacional do Brasil, conheça nossos planos em uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas: 

Publicações Recomendadas

Planejamento Estratégico na Gestão de Ensino 

Na matéria de hoje, vamos falar sobre a linha tênue que separa uma instituição educacional excelente de uma mediana: o planejamento estratégico. Clique e aproveite o conteúdo!

Como obter o ROI ideal na sua Instituição de Ensino?

Todo gestor que deseja obter resultados em seu negócio educacional, precisa conhecer o ROI, o indicador do Retorno sobre Investimento.

Se você gostaria de saber os passos para obter o maior retorno de toda a sua história investindo em marketing, confira nossa matéria.

plugins premium WordPress

E-BOOK GRATUITO

COMBATENDO A EVASÃO ESCOLAR DE FORMA ESTRATÉGICA

Abaixo, insira seus dados para liberar o acesso ao e-book:

Ao enviar o formulário, você concorda em fornecer seus dados para receber conteúdos e ofertas por e-mail ou outros meios.