Matriculando o aluno indeciso

Engana-se quem pensa que o aluno vai simplesmente se matricular ao final do processo de vendas e que tudo vai sair conforme planejado. A realidade do fechamento é um pouco mais complexa e essa etapa é cheia de desafios que precisam ser superados. Confira algumas técnicas de fechamento essenciais para ter mais matrículas!

Vender para um aluno que chegou até o fechamento, mas que está indeciso não é uma tarefa fácil.

Você começa a se perguntar onde foi que errou e como vai fazer pra fechar a venda. Por vezes você não quer aceitar que o aluno está te enrolando e que não quer realmente comprar, por isso gasta tempo e dinheiro esperando por um “sim” que nunca vem.

O caminho mais difícil você já trilhou trazendo ele até o fechamento, agora algumas técnicas podem te ajudar a dar aquele “empurrãozinho” que seu aluno precisa pra decidir se matricular.

Técnica da Opção

Você jamais deve ir direto ao ponto com o seu aluno e perguntar se ele vai ou não se matricular.

Quando você tenta fechar a venda de forma abrupta, o cliente se retrai porque você ativou o gatilho errado na mente dele.

Jamais ative o gatilho de “sim e não”, mas invista e busque ativar o gatilho de “isto ou isso”.

Perguntar se ele quer ou não comprar é completamente diferente de perguntar se ele quer comprar isto ou isso.

Se você perguntar se o aluno quer ou não comprar, estará dando a ele duas opções opostas, uma de compra e uma de recusa. Agora, se você der duas opções que não são opostas, apenas diferentes ativará no cérebro do aluno o gatilho de responder qual das opções ele prefere, e assim ele estará, inconscientemente, fechando a venda.

Técnica xeque-mate

Durante o fechamento, você tem a oportunidade de acentuar sua proposta recapitulando as dores do seu cliente e os benefícios do seu produto.

Trazendo de forma resumida os pontos de dor e falando das suas soluções, você mostra exatamente qual é a ferida dele e qual é o remédio para sarar.

Dessa forma, além de refrescar a mente dele, você tem a chance de dar ênfase à importância de solucionar o problema antes que consequências graves surjam.

Use as palavras do aluno

O aluno jamais se contradirá, portanto uma estratégia excelente para aumentar suas vendas é usar as palavras dele na sua própria argumentação.

Trazer frases que ele disse ao longo do processo de vendas, como “eu me sinto limitado profissionalmente e tenho pouco tempo pra estudar”, te darão um leque de respostas fundamentadas nas próprias dores do cliente:

“Como você mesmo comentou, que tem pouco tempo e precisa de um curso flexível, tenho algumas opções incríveis para lhe apresentar.”

Se você deseja conhecer as técnicas de fechamento que mais trazem resultados aos gestores de ensino, precisa lere-book Matriculando o Aluno Indeciso, disponível para baixar gratuitamente no link abaixo:

Não existe um único problema para resolver, mas todos eles podem ser resolvidos por um único método: o método INSPIRE, que é composto por diversas estratégias direcionadas que farão dos seus anúncios no digital uma verdadeira fonte de faturamento e alunos.

Se você quer saber mais sobre nossas soluções para aumentar seu número de matrículas, toque aqui para conversar com um dos nossos especialistas:

Publicações Recomendadas

Planejamento Estratégico na Gestão de Ensino 

Na matéria de hoje, vamos falar sobre a linha tênue que separa uma instituição educacional excelente de uma mediana: o planejamento estratégico. Clique e aproveite o conteúdo!

Combatendo a evasão escolar de forma estratégica

A evasão escolar é um dos principais problemas da educação brasileira – e um dos menos abordados pelo setor educacional. Na matéria de hoje, vamos te ensinar a mapear a evasão e combatê-la com ações estratégicas!

plugins premium WordPress

E-BOOK GRATUITO

MATRICULANDO O ALUNO INDECISO

Abaixo, insira seus dados para liberar o acesso ao e-book:

Ao enviar o formulário, você concorda em fornecer seus dados para receber conteúdos e ofertas por e-mail ou outros meios.