O segredo das instituições de ensino que batem metas de matrículas

Você sabe qual é o maior segredo dos gestores que batem metas de matrículas? Descubra na matéria de hoje o que fará com que sua instituição de ensino alcance resultados incríveis em 2024!

Quantos alunos se matricularam na sua instituição de ensino em 2023? Quantos permaneceram e quantos trancaram ao longo do ano? Você sabe o porquê de alguns alunos terem trancado? Todas essas perguntas podem ser facilmente respondidas com a análise de dados. 

E esse é o maior segredo para bater qualquer meta: contar com a análise de dados para minimizar o impacto de problemas que podem surgir no processo e para otimizar recursos visando obter o melhor resultado com o menor investimento. 

A análise de dados compreende mais do que coletar algumas métricas e fazer comparações – é entender o verdadeiro impacto que os dados terão na tomada de decisões como um gestor de ensino que busca aumentar seu número de matrículas. 

Hoje, você aprenderá sobre como a análise de dados pode influenciar diretamente na retenção de alunos da sua instituição para o próximo ano. Vamos lá?

Prevenção & Retenção

A Taxa de Retenção de Alunos é fundamental para evitar a perda de alunos por problemas internos na sua instituição, que poderiam ser contornados e resolvidos se fossem identificados previamente. 

Essa métrica é negligenciada por diversos gestores de ensino que acreditam que a venda termina a partir do momento em que o aluno se matricula. 

O grande erro de pensar que os esforços terminam quando o aluno fecha a matrícula é que entre o fechamento e o cancelamento da matrícula, existe um processo que precisa de acompanhamento constante da gestão escolar, afinal de contas, não adianta captar e matricular 30 alunos se nem metade deles permanecer na sua instituição até o fim do ano. 

Nesse sentido, a Taxa de Retenção de Alunos serve para determinar quantos dos alunos matriculados no início do ano ainda estão na sua instituição e dão indícios de permanecer no próximo período de aulas. 

As ações preventivas são as que podem ser realizadas ao longo do tempo visando evitar o cancelamento de alunos que estão atualmente matriculados contigo. O objetivo delas é identificar os problemas e solucioná-los antes que eles se tornem motivos para cancelamentos. Algumas das ações preventivas envolvem implementar programas de suporte estudantil visando fornecer o apoio que os alunos precisam

  • Suporte psicológico: para auxiliar os alunos com a Inteligência Emocional e ajudá-los a ter uma boa saúde mental nos estudos.
  • Suporte financeiro: para flexibilizar termos aos alunos que possuem dificuldades para pagar a mensalidade consigam se manter na instituição. 
  • Suporte tecnológico: para ajudar os alunos a se integrarem às plataformas digitais e aos aplicativos da instituição, fazendo com que a tecnologia seja um facilitador do aprendizado e não um motivo de cancelamento por dificuldades de acesso e navegação. 

Reação e Recuperação

As ações reativas são as que você e sua equipe podem realizar visando trazer novamente à instituição alunos que trancaram durante este ano. 

Algumas das ações reativas para recuperar os alunos que trancaram são investigar os motivos de cancelamento de modo a evitar outros cancelamentos pelos mesmos motivos no futuro, reanimar a relação após as férias através de um bom acompanhamento comercial e individualizar o atendimento para cada aluno. 

É necessário ter um cuidado extra com as ações reativas, uma vez que o ex-aluno já te conhece e por isso não será preciso começar o atendimento do zero, contudo, pode ser que ele não seja tão receptivo ao contato. Dessa forma, é necessário ter cautela e cuidado na reaproximação para não afastar o aluno. 

Indícios & Sinais

Quando um aluno está faltando muito sem dar justificativas e seu rendimento escolar está decaindo, é hora de ficar alerta. Pode ser que o problema não seja com a instituição, mas é nas notas que ele se reflete, por isso o suporte é tão importante. 

A preocupação com o aluno não deve ser somente quando ele já demonstra indícios de cancelamento, mas quando os primeiros sinais começam a aparecer. 

Um dos pontos mais importantes da gestão é investir no relacionamento família-instituição de ensino, uma vez que a instituição possui grande impacto na família e vice-versa.

Desse modo, visando acompanhar questões familiares que podem afetar o relacionamento do aluno com a instituição, é importante realizar reuniões com os pais e responsáveis dos alunos para aqueles que são menores de idade, além de fazer pesquisas de satisfação com os alunos pensando em ter uma noção ainda maior de como eles se sentem na sua instituição. 

As pesquisas podem ser anônimas ou não, o importante é que ajudarão a descobrir se há problemas de relacionamento entre os alunos, dificuldades compartilhadas, além de diversas outras questões que podem fragilizar a relação aluno-instituição de ensino. 

O objetivo, acima de tudo, é garantir o bom rendimento escolar do aluno e minimizar os impactos que fatores internos e externos possam ter em seu progresso.

Baixe o ebook gratuito disponível abaixo e descubra como transformar as métricas em matrículas na sua instituição de ensino em 2024.  

O período de matrículas mais competitivo para as instituições de ensino está se aproximando e se você quer começar 2024 superando todas as suas metas de matrículas, vai precisar do maior time de marketing educacional alavancando o seu negócio no digital. 

Para conhecer nossas soluções e serviços com um dos nossos especialistas, clique no botão abaixo e agende uma reunião gratuita: 

Publicações Recomendadas

Planejamento Estratégico na Gestão de Ensino 

Na matéria de hoje, vamos falar sobre a linha tênue que separa uma instituição educacional excelente de uma mediana: o planejamento estratégico. Clique e aproveite o conteúdo!

Combatendo a evasão escolar de forma estratégica

A evasão escolar é um dos principais problemas da educação brasileira – e um dos menos abordados pelo setor educacional. Na matéria de hoje, vamos te ensinar a mapear a evasão e combatê-la com ações estratégicas!

plugins premium WordPress

E-BOOK GRATUITO

OS SEGREDOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE SUPERAM SUAS METAS DE MATRÍCULAS

Abaixo, insira seus dados para liberar o acesso ao e-book:

Ao enviar o formulário, você concorda em fornecer seus dados para receber conteúdos e ofertas por e-mail ou outros meios.