Soft Skills para Gestão de Ensino em 2024

Novas tendências surgirão em 2024 e requererão dos gestores de ensino habilidades específicas. 

Confira quais serão as soft skills mais essenciais para uma boa atuação na gestão educacional neste ano! 

Quem atua na gestão educacional sabe o quão desafiador é estar à frente de uma equipe que coordena não somente processos e pessoas, mas também sonhos e futuros acadêmicos. 

Muitas vezes, o desejo de fazer um bom trabalho na gestão não é o suficiente para bater as metas de matrículas e manter o time escolar motivado durante o ano todo, por isso as soft skills são mais que necessárias para manter a resiliência e a relevância mesmo após muito tempo liderando e gerindo pessoas. 

Separamos as três habilidades essencias que mais farão diferença na atuação do gestor escolar em 2024 e cremos que nossas dicas te ajudarão a gerir pessoas e processos com propósito, excelência e significado. Vamos às habilidades? 

Você é um gestor empático?

De uns anos para cá, a palavra “empatia” passou a fazer parte do vocabulário da maioria dos gestores – e cada vez mais pesquisas provam a influência dessa palavra de apenas sete letras. 

Segundo Goleman, autor do best-seller “Inteligência Emocional” (1995), a empatia é a principal habilidade que um líder/gestor deve desenvolver – é o fundamento da comunicação e da liderança, tanto no ambiente profissional/escolar quanto no ambiente familiar. Sendo assim, é uma das habilidades mais necessárias para se desenvolver em 2024. 

Levando em consideração que as tendências deste ano apontam para a presença cada vez maior de tecnologias, em especial a Inteligência Artificial, no ambiente educacional, a perspectiva é que os gestores acabarão negligenciando as figuras por trás da tecnologia, isto é, os seres humanos – por isso a empatia será uma das soft skills mais valorizadas neste ano. 

Segundo uma pesquisa da Deloitte, empresa inglesa de consultoria, 70% do engajamento de um time depende de seu líder direto, ou seja, se o gestor não conhece seu time e não procura desenvolver um contato humanizado com sua equipe, muito provavelmente ele perderá o engajamento e a motivação de seus liderados durante o ano. 

Se você quer ser fonte de motivação e quer usar sua influência como gestor para impactar positivamente seu time e seus resultados, a empatia é a habilidade que você precisará aprimorar em 2024!

Transparência é a chave

Você já tentou definir uma meta para o seu time de matrículas, mas ninguém engajou? Talvez isso tenha acontecido porque você não mostrou os motivos por trás da sua decisão, não mostrou os dados que fundamentaram a decisão – e é aí que mora o perigo da falta de transparência. 

Muitos gestores têm dificuldade de fazer os liderados se engajarem com as propostas porque não explicam os porquês das decisões e, por conta disso, acabam não alcançando os resultados esperados.

O grande segredo para contar com o apoio da equipe é explicar quais foram os critérios para definir as metas e qual é a lógica por trás das decisões tomadas. 

A transparência é uma habilidade que, apesar de não ser muito comum, é extremamente necessária, ainda mais para os gestores que querem evitar problemas de comunicação com o time e almejam contar sua cooperação. 

Algumas das principais ações para ser um gestor mais transparente são:

  • Comunicação através de reuniões frequentes para discutir decisões, esclarecer dúvidas e alinhar a equipe com os objetivos e ações necessárias;
  • Documentar decisões através de meios de comunicação, como o Email;
  • Mostre os dados que foram utilizados para tomar as decisões e definir responsabilidades. 

Você resolve os problemas ou foge deles?

A reação instintiva da maioria das pessoas ao se deparar com um problema é ir na direção contrária, por isso fique tranquilo se até agora você fez isso. Neste ano, porém, será preciso desenvolver uma habilidade que será importantíssima caso você não queira que pequenos problemas da sua rotina na gestão se tornem erros irreversíveis no futuro: a habilidade de resolução de problemas!

Enquanto a maioria dos gestores tende a identificar os problemas e ignorá-los, a habilidade de resolução de problemas exige não apenas a identificação do problema, mas também de uma solução imediata. 

Em outras palavras, o principal objetivos dessa habilidade são combater a procrastinação e evitar que problemas pequenos se tornem problemas gigantescos por falta de ação.

Além disso, essa habilidade é útil para otimizar o tempo com que as decisões são tomadas na gestão, promovendo maior eficiência no processo cotidiano. 

Um dos passos principais para aprimorar essa habilidade é encarando as conversas difíceis com o time. Se você é gestor, muito provavelmente em algum momento precisará ter conversas difíceis com sua equipe em 2024, objetivando evitar que problemas pontuais se tornem recorrentes e, como consequência, parte da cultura do seu time. 

Encarando as conversas difíceis, você desenvolverá sua maturidade corporativa e se tornará um promotor de soluções na sua instituição de ensino. 

Você gostaria de saber quais são as outras soft skills que todo gestor de ensino deverá aprimorar em 2024?

No e-book gratuito disponível abaixo você descobrirá quais são as principais habilidades que os gestores de ensino precisarão desenvolver neste ano para engajar seus times e tomar decisões rumo às suas metas:

Você gostaria de ter todas as metas de matrículas da sua instituição de ensino batidas neste ano? Se sua resposta for sim, você precisa conhecer os planos da maior agência de marketing digital para alavancar seu número de matrículas. 

O Time INSPIRE já bateu as metas de matrículas de instituições educacionais nos Estados Unidos, na Angola, no Canadá e em todo o território brasileiro, e sua instituição pode ser a próxima. 

Dê o primeiro passo para alavancar o número de matrículas da sua instituição de ensino e marque uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas clicando no botão abaixo: 

Publicações Recomendadas

Planejamento Estratégico na Gestão de Ensino 

Na matéria de hoje, vamos falar sobre a linha tênue que separa uma instituição educacional excelente de uma mediana: o planejamento estratégico. Clique e aproveite o conteúdo!

Combatendo a evasão escolar de forma estratégica

A evasão escolar é um dos principais problemas da educação brasileira – e um dos menos abordados pelo setor educacional. Na matéria de hoje, vamos te ensinar a mapear a evasão e combatê-la com ações estratégicas!

plugins premium WordPress

E-BOOK GRATUITO

HABILIDADES ESSENCIAIS PARA GESTORES DE ENSINO EM 2024

Abaixo, insira seus dados para liberar o acesso ao e-book:

Ao enviar o formulário, você concorda em fornecer seus dados para receber conteúdos e ofertas por e-mail ou outros meios.