Como se tornar um gestor de alto impacto e performance?

Conheça três dos princípios que mais impactaram a gestão de Andrey Schmitt, CEO da maior agência de marketing educacional do Brasil, em seus mais de 12 anos como gestor de ensino.

Se você, assim como eu, abraçou a gestão no segmento educacional, com certeza entende quando digo que gerir as pessoas e os processos de uma instituição de ensino não é algo fácil. 

Eu descobri minha vocação como gestor há mais de uma década, mas acredite, algumas coisas eu gostaria que alguém tivesse me falado antes que eu descobrisse por conta própria durante esses anos. Perdi matrículas, oportunidades, tempo e dinheiro por não saber essas três coisas que elenquei nesta matéria.

Espero que meus conselhos te ajudem a ser um gestor que, acima de tudo, entende o poder que a liderança tem na vida das pessoas e que usa de sua influência para impactar vidas com propósito. Vamos lá? 

Conhecimento e Relacionamento

Os cursos da sua instituição. Seus liderados. Seu próprio temperamento. Seu processo de matrículas. Você precisa conhecer profundamente o que afeta diretamente e indiretamente sua instituição de ensino, não basta saber o mínimo. 

Um dos maiores erros dos gestores é não saberem mais que o óbvio sobre seus negócios educacionais. Quando questionados sobre os cursos, precisam checar no sistema. Quando o time não bate a meta de matrículas, não sabem quais são os motivos e o que precisa ser ajustado. 

É essencial dominar as informações sobre sua instituição – os diferenciais dos cursos, o que motiva seus colaboradores, quais são os pontos fortes e fracos do seu time, como sua gestão impacta nos resultados da equipe. 

Se você que é o gestor, a figura de maior autoridade da instituição, não sabe como as coisas funcionam, o que precisa ser melhorado, como pode esperar que o time se desenvolva, que as metas sejam batidas e que as pessoas levem seu negócio educacional a sério? Quem vive no raso, não pesca peixe grande – conheça profundamente sua instituição e o universo dela.  

Seja uma referência

Nos últimos anos, descobri ao frequentar feiras e eventos educacionais, ao matricular na rua com o time que o ramo de educação exige do gestor a presença, a representação.

É um segmento que exige do gestor a participação e o envolvimento muito mais do que outros segmentos do mercado. 

É claro que todo gestor deve estar pronto para colocar a mão na massa com seu time, mas no segmento educacional isso é ainda mais importante.

É como se o gestor fosse uma extensão direta de sua instituição, influenciando na decisão de matrículas de muitas pessoas. 

Levando isso em consideração, o gestor deve estar em contato com a realidade da instituição sempre que possível, atuando como um embaixador da marca na comunidade de forma ativa visando, através de sua presença, humanizar a instituição e ser uma figura de referência para a sociedade. 

Contar com os aliados certos

A gestão pode ser árdua, eu aprendi isso logo nos meus primeiros anos como gestor. Eu não sabia que podia contar com certas ferramentas para tornarem minhas tarefas mais fáceis, rápidas e simples, por conta disso, perdi tempo e dinheiro. 

Com o tempo, encontrei na tecnologia e na análise de dados minhas principais aliadas para alavancar meus negócios educacionais e melhorar a performance dos meus times, e o que antes eram decisões tomadas a partir de achismos, hoje são decisões fundamentadas em dados concretos. 

A análise de dados me permite identificar todos os gargalos do processo de matrículas, o que precisa ser ajustado e quais são as ações necessárias para batermos as metas, enquanto a tecnologia me permite coletar, filtrar e analisar os dados de forma organizada, rápida e segura. Ambas andam lado a lado e impactam diretamente nos meus resultados. 

Se você se identificou com o que compartilhei aqui e gostaria de acessar o conteúdo completo de forma gratuita, baixe gratuitamente o E-book Os Passos para se Tornar um Gestor de Performance e Alto Impacto aqui:

2024 chegou e como estão as metas de matrículas da sua instituição de ensino? Como está o seu time comercial? Você já parou para pensar em quais ações precisará realizar para atingir os objetivos com seu time? 

Se você ainda não sabe como vai dar conta das coisas neste ano, tenho uma notícia para você: você muito provavelmente não vai conseguir sem marketing digital. 

O Time INSPIRE recebeu diversos clientes no fim de 2023 em situação crítica. Gestores que não tinham mais esperanças de começar 2024 alavancando o negócio educacional estão superando suas metas de matrículas com nossas estratégias. 

Se você quer fazer parte disso e deseja alavancar o seu número de matrículas no primeiro semestre de 2024, fale com um dos especialistas e fique por dentro dos nossos planos: 

Publicações Recomendadas

Planejamento Estratégico na Gestão de Ensino 

Na matéria de hoje, vamos falar sobre a linha tênue que separa uma instituição educacional excelente de uma mediana: o planejamento estratégico. Clique e aproveite o conteúdo!

Combatendo a evasão escolar de forma estratégica

A evasão escolar é um dos principais problemas da educação brasileira – e um dos menos abordados pelo setor educacional. Na matéria de hoje, vamos te ensinar a mapear a evasão e combatê-la com ações estratégicas!

plugins premium WordPress

E-BOOK GRATUITO

OS PASSOS PARA SE TORNAR UM GESTOR DE PERFORMANCE E ALTO IMPACTO

Abaixo, insira seus dados para liberar o acesso ao e-book:

Ao enviar o formulário, você concorda em fornecer seus dados para receber conteúdos e ofertas por e-mail ou outros meios.